RESUMOS

PRAZO FINAL: 02/08/2018

Está aberta a submissão de resumos científicos para o IV ConMar.

Qualquer dúvida específica sobre resumos, deverá ser tirada através do e-mail resumos4conmar@gmail.com

Por favor, leiam, com atenção, todas as instruções abaixo e boa sorte.

Data-limite para envio: 02/08/2018 (prorrogamos, pois tivemos alguns problemas técnicos com a comunicação)

Data-limite para divulgação dos trabalhos aprovados: 25/08/2018.

Como uma das novidades trazidas pelo IV ConMar, serão aceitos 10 trabalhos para apresentação oral e de 10 a 15 trabalhos na forma de painel.

Com base nas fichas de avaliação que os inscritos preencheram nas edições anteriores do ConMar (2015 a 2017), incluímos a modalidade "oral", mas quando lançamos essa quarta edição apenas com essa forma, muitos interessados nos pediram que fizéssemos também a opção "poster". Desse modo, sendo o evento pautado na democracia, optamos por aceitar as duas opções. 

Cada inscrição dá direito à submissão de somente um trabalho como autor principal, porém é permitida a participação em mais 1 trabalho como co-autor. 
Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 autores, estando pelo menos um já inscrito no IV ConMar ao submeter o trabalho.

Só serão aceitos trabalhos inéditos, escritos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, em forma de resumo simples (uma página, ver instruções no fim desta página), que contenham resultados - totais ou parciais - de pesquisas científicas, atividades de extensão e de ensino, dentro das linhas temáticas dispostas abaixo. Não será aceita revisão bibliográfica.

Ao todo, abriremos espaço para somente 10 apresentações orais e de 10 a 15 paineis. Desse modo, a Comissão Avaliadora dos Resumos será bastante rigorosa em seu julgamento.

Ao enviar o resumo, o inscrito deve optar pela forma (oral ou poster) que achar mais adequada, mas a Comissão Avaliadora e a Comissão Organizadora do IV ConMar poderão sugerir ao inscrito outra modalidade, caso julguem mais oportuna. 

Linhas temáticas para resumos:
1 - Conservação da fauna marinha;
2 - Pesquisa em biodiversidade marinha;
3 - Educação ambiental marinha/costeira;
4 - Etnozoologia marinha;
5 - Impactos antrópicos nos ambientes marinhos;
6 - Bioinvasão marinha;
7 - Etologia aplicada a animais marinhos;
8 - Oceanografia aplicada à conservação;
9 - Ambientes costeiros;
10 - Conservação/reabilitação de espécies marinhas ex-situ.

INSTRUÇÕES PARA O RESUMO:

Redação / Conteúdo 
1 - O resumo poderá ter de 400 a 600 palavras, excluindo título, apoio, linha temática e palavras-chave.
2 - Os trabalhos deverão ser escritos em Português, respeitando-se a norma culta.
3 - O resumo não deverá ultrapassar o limite de uma página (no total, incluindo título etc.).
4 - Trabalhos que não contenham resultados, ao menos parciais, não serão aceitos.
5 - Não deverão ser incluídos no resumo gráficos, tabelas, fotos nem referências bibliográficas.
6 - Trabalhos que envolverem pesquisas deverão incluir no texto o número da licença correspondente.
7 - Os resumos deverão pertencer a uma das 10 linhas temáticas expressas acima.
8 - Em função do número reduzido de apresentações, caso um mesmo grupo de autores envie trabalhos semelhantes, apenas um deles poderá ser contemplado. 

Regulamento
1 - Para a submissão do resumo, pelo menos um autor precisará estar regularmente inscrito no IV ConMar, com pagamento total ou parcialmente quitado, e confirmado por nossa equipe.
2 - Apenas um dos autores deverá enviar o resumo. Sugerimos que a submissão do resumo seja feita pelo autor que apresentará o trabalho.
3 - O autor que enviar o trabalho será o responsável legal pelo seu conteúdo.
4 - A Organização do IV ConMar é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo.
5 - O resumo poderá ser divulgado em veículos impressos, digitais e/ou virtuais do IV ConMar.
6 - Todos os co-autores (máximo 5, além do autor principal) devem ter conhecimento das normas de submissão de trabalhos para o IV ConMar.
7 - O resumo deverá ser inédito, ou seja, não ter sido apresentado em nenhum congresso, mesmo que de outra área, anteriormente.

Estrutura do resumo
Cada resumo deverá obedecer à seguinte estrutura:
a) Título;
b) Conteúdo: apresentação ou introdução + objetivo + metodologia + resultados + conclusão. Não é necessário nomear as sessões. Apenas escrever o conteúdo de cada uma delas. Tudo isso em um parágrafo único.
d) Palavras-chave: 3 a 5 palavras ou expressões, que não estejam no título do trabalho.
e) Apoio ou patrocínio: se houver
f) Linha temática

Formatação
O resumo deverá utilizar:
a) espaçamento simples entre as linhas;
b) alinhamento "justificado";
c) fonte: Arial;
d) margens: 2,0 (superior, inferior, esquerda e direita);
e) título: em caixa-alta (letras maiúsculas), negrito, Arial, 12. Máximo 200 caracteres com espaços;
f) conteúdo: Arial 10. Não usar citações;
g) Palavras-chave: Arial 10, itálico;
h) Apoio ou patrocínio: Arial 10;
i) Nome da linha temática em que se enquadra o resumo: Arial 10;
j) Deixar uma linha de espaço do título para o conteúdo; do conteúdo para as palavras-chave; das palavras-chave para o apoio ou patrocínio (caso haja); das palavras-chave para a Linha Temática;
l) Extensão do arquivo: .doc ou .docx do Word

Informações que devem estar apenas no corpo do e-mail (pois a avaliação é às cegas)
- Nome completo do autor principal e de todos os co-autores, com todos os respectivos e-mails.
- Nome de quem irá apresentar o painel.
- Nomes das instituições, com a respectiva numeração dos autores a elas vinculados.

Como enviar o resumo
Os interessados em enviar resumos devem fazê-lo com antecedência, para não perder o prazo 02/08/2018.
Os resumos (apenas um por autor principal) deverão ser enviados, em anexo, para o e-mail
resumos4conmar@gmail.com através de doc do Word, obedecendo a todos os critérios solicitados acima.

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:
Comissão Científica Avaliadora: é composta por professores e pesquisadores, idôneos, mestres e/ou doutores, que não pertencem à Comissão Organizadora do IV ConMar e que, portanto, não têm acesso aos nomes dos autores de cada trabalho.

Os trabalhos submetidos fora das normas do evento serão recusados.

Após o encerramento da submissão de resumos (02 de agosto de 2018), as produções recebidas serão triadas e enviadas à avaliação de Comissão Científica Avaliadora.

A Comissão Científica irá considerar os seguintes itens no momento da avaliação:
a) qualidade da redação e organização do texto;
b) originalidade do trabalho e relevância do tema;
c) descrição da metodologia, resultados e conclusões;
d) clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
e) menção das licenças de pesquisa, caso se apliquem;
f) atendimento a todas as normas exigidas pelas instruções do IV ConMar.

O resultado da avaliação será enviado por meio eletrônico, até 25/08/2018, ao autor responsável pela submissão.

Instruções para os trabalhos aprovados - COMUNICAÇÃO ORAL
- Os responsáveis pelas 10 comunicações orais selecionadas deverão fazer o seu credenciamento às 8h15 na Secretaria do IV ConMar (fila prioritária)

- Haverá notebook e data show para exibir as apresentações.

- Cada inscrito cujo resumo tenha sido aprovado e que seja o responsável por apresentá-lo deverá levar sua apresentação em Power Point ou pdf em um pen drive verificado com anti-vírus. Deverá se dirigir ao técnico de som, no máximo às 8h30 do dia 12/09, para passar sua apresentação.

- Cada apresentação não poderá ultrapassar os 10 minutos e a banca terá mais 5 minutos para arguição oral. Se houver tempo disponível, a plateia poderá fazer perguntas após esse processo.

- As apresentações devem evitar o excesso de slides, visando a manter o tempo estipulado de 10 minutos para sua realização.

- Recomendamos colocar a logomarca do IV ConMar no primeiro slide.

- Local das apresentações orais: auditório do Centro Cultural Constantino Cokotós (Casa da Cultura), no dia 12/09/18, de 9h até 12h20. Cada apresentador terá seu horário estipulado para apresentação. Essa informação será enviada por e-mail até o fim de agosto.

Instruções para os trabalhos aprovados - PAINEL (= POSTER = BANNER)
- Local de fixação dos paineis: pátio da Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

- Haverá apenas de 10 a 15 trabalhos aprovados em forma de poster.

- Os responsáveis pela apresentação deverão entregar o poster, impreterivelmente, até às 9h do dia 12/09/2018, na Secretaria do IV ConMar.

- No Abraão, não há locais para impressão do banner.

- Medida do poster: aproximadamente 90 (largura) x 100 cm (altura). Mínimo: 70 x 100; máximo: 100 x 120 cm

- Recomendamos que os banners sejam feitos com tamanhos de letras que facilitem a leitura, que incluam fotos pertinentes ao trabalho e, se necessário, gráficos e/ou tabelas.

- Não é necessário que todo o texto do resumo esteja transcrito no banner, mas não poderão haver novas informações e nem ser extraídos trechos que impeçam a compreensão do trabalho.

- A citação das referências bibliográficas utilizadas é facultativa.

- Recomendamos colocar a logomarca do IV ConMar no lado esquerdo do banner.

- Os paineis serão afixados nas paredes da Sede do Parque Estadual da Ilha Grande no dia 12/09 pela Equipe do IV ConMar, onde ficarão expostos até o fim das atividades desse dia, gerando maior tempo de visibilidade dos trabalhos que nas edições anteriores. 

- Recomendamos colocar os nomes dos autores no banner e um e-mail, permitindo que o público faça contatos posteriores com o responsável, caso tenha interesse.


- Os responsáveis pela apresentação do painel serão comunicados, por e-mail, sobre o horário em que deverão ficar ao lado dele, no dia 12/9, para certificação.

Certificados dos resumos (apresentações orais e banners)
- Nas comunicações orais, somente receberá certificado o autor que efetivamente apresentar seu trabalho na presença da banca, no dia 12/09, no horário que será informado por e-mail. 

- Os autores devem se programar para estar presentes no IV ConMar no dia 12/09/18, a partir das 8h, pois as apresentações orais serão nesse dia, ainda pela manhã, e os paineis deverão ser entregues até às 9h.

- O certificado - tanto das comunicações orais quanto dos banners - será emitido em nome do autor que apresentou o trabalho e enviado por e-mail a ele, contendo também os nomes dos co-autores.

- Demais inscritos que não forem apresentar seus trabalhos deverão comparecer para prestigiar seus colegas. Haverá certificado extra para quem assistir às apresentações orais e assinar a lista de presença correspondente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.